viernes, 23 de mayo de 2008

Idioma Portugués

Oitava língua mais falada do mundo, o Português é o idioma de aproximadamente 250 milhões de pessoas. Está entre as primeiras línguas ocidentais mais difundidas, perdendo apenas para o inglês e o castelhano, e é a língua oficial de oito países. O maior deles é o Brasil, com cerca de 170 milhões de habitantes, seguido por Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Mesmo sendo falado em países distantes e que pertencem a continentes diferentes, o português consegue manter uma certa unidade e apresentar não mais do que algumas variações em relação à gramática e à pronúncia.

Curiosamente, o português surgiu da mesma língua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiáticos. Com as inúmeras migrações entre os continentes, essa única língua inicial acabou subdividida em cinco ramos: o helênico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas ditas 'latinas'; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandês e gaélico. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.

A partir do século II A.C., quando os povos que habitavam a Europa pararam de migrar, essas diferentes versões de um mesmo idioma passaram a adquirir características próprias, até mesmo por causa da influência de outros povos que vieram de lugares diferentes, como os etruscos, os aquitanos, os sículos.

Foi na Península Ibérica que a língua portuguesa se desenvolveu. Por muito tempo, o português foi uma mistura do latim vulgar e das línguas latinas, provocada principalmente pela expansão romana, que dominou a região. Quando os germânicos, e posteriormente os árabes, invadiram a Península, a língua sofreu algumas modificações, porém o idioma falado pelos invasores nunca conseguiu se estabelecer totalmente.

Dos germânicos ficaram as palavras correspondentes à agricultura e à guerra, enquanto dos árabes, que permaneceram por sete séculos na península ibérica, foram incorporados ao idioma certos vocábulos relacionados à vida cotidiana e ao comércio.

Somente no século XI, quando os cristãos expulsaram os árabes da península, o galego-português passou a ser falado e escrito na Lusitânia, onde também surgiram dialetos originados pelo contato do árabe com o latim. A independência de Portugal, em 1185, culminou com a diferenciação total dos idiomas galego e português. Atualmente, o galego é falado na Galícia, região norte da Espanha.

Na época das grandes navegações, Portugal conquistou inúmeras colônias e o idioma português foi influenciado pelas línguas faladas nesses lugares, incorporando termos diferentes como "jangada", de origem malaia, e "chá", de origem chinesa. O período renascentista também provocou uma série de modificações na língua, que recebeu termos eruditos, especialmente aqueles relacionados à arte.

Os colonizadores portugueses, principalmente os padres jesuítas, difundiram o idioma no Brasil. No entanto, diversas palavras indígenas foram incorporadas ao português e, posteriormente, expressões utilizadas pelos escravos africanos e imigrantes também foram adotadas.

O século XVI marca o fim da era arcaica e o aparecimento das primeiras gramáticas, que definem o português moderno. Um dos marcos na nova estrutura da língua é a obra-prima " Os Lusíadas", escrita em 1527 por Camões, que já estava bastante parecida com aquela encontrada no idioma que utilizamos atualmente.

Foi somente a partir do século XX que a diferença entre o português falado em Portugal e no Brasil aumentou. Uma das razões foi o nacionalismo, característica do Movimento Romântico que existia na época.

Ainda hoje o português é constantemente influenciado por outras línguas. É comum surgirem novos termos para denominar as novas tecnologias do mundo moderno, além de palavras técnicas em inglês e em outros idiomas que se aplicam às descobertas da medicina e da ciência

No hay comentarios: