miércoles, 10 de septiembre de 2008

FLORIANO MARTINS


Floriano Martins


Nasceu em Fortaleza em 1957. Poeta, ensaísta e tradutor. Publicou alguns livros de poesia, entre os quais: O amor pelas palavras (Edições Trote, Rio de Janeiro, 1982) e Tumultúmulos (Mundo Manual Edições, Rio de Janeiro, 1994). Em 1994, a editora inglesa Dedalus incluiu a íntegra de seu livro Cinzas do sol (1991) no vol. 2 de The myth of the world. Prepara a edição de Alma em chamas (Poesia reunida), a ser lançada em setembro deste ano pela Letra & Música. Ensaísta, participou de edições comemorativas da obra de importantes poetas latino-americanos. Publicou na Espanha um livro de entrevistas a poetas brasileiros, El corazón del infinito (Editorial Calandrajas, Toledo, 1993), assim como o recente Escritura Conquistada (Diálogos com Poetas Latino-americanos).
Tem uma importante atuação na área jornalística, graças à publicação de inúmeros textos (ensaios, artigos, entrevistas, tradução), em jornais e revistas no Brasil e no exterior, em países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, Venezuela e Costa Rica. É correspondente brasileiro das revistas Blanco Móvil (México) — para a qual organizou este ano uma edição dedicada à literatura brasileira —, Babel (Venezuela) e International Graphiti (Costa Rica), além de integrar o conselho editorial da revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional (RJ).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Visitem o site da “Agulha – Revista de Cultura”, que publica textos em português e espanhol e é editada e produzida por Floriano Martins e Claudio Willer.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A FRASE DA SEMANA é uma homenagem da Poeta Cristiane Grando ao grande Poeta Floriano Martins.

No hay comentarios: