sábado, 2 de agosto de 2008

São Paulo recebe exposições fotográficas e mostra de cinema da República


São Paulo recebe exposições fotográficas e mostra de cinema da República Dominicana

Eventos em comemoração aos 163 anos de Independência do país buscam divulgar atrações dominicanas para brasileiros
Duas exposições fotográficas e um festival de cinema desembarcam em São Paulo neste mês para as comemorações dos 163 anos de Independência da República Dominicana, celebrados no dia 27 de fevereiro.
A exposição “Primacías de América” que será inaugurada no dia 27, no Salão de Atos do Memorial da América Latina, apresenta 35 fotografias de monumentos históricos dominicanos construídos na época em que Cristóvão Colombo desembarcou em terras caribenhas e no início do século 16.
Produzida pela Comissão Dominicana Permanente para a Celebração do Quinto Centenário do Descobrimento e Evangelização da América, a exposição chega ao Brasil após turnê que percorreu mais de 20 países. O Alcazár de Colón, moradia de Diego Colombo, filho de Cristóvão, a Catedral Primada de América, o Convento de los Dominicos, além da primeira universidade e do primeiro hospital da América estão entre os monumentos fotografados para a exposição.
Tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura), as edificações seguem preservadas na Zona Colonial de Santo Domingo, capital da República Dominicana. A cidade, conhecida como a Atenas do Mundo Novo, é a primeira de estrutura renascentista da América.
E as festividades prosseguem com a exposição fotográfica “Guerra de Abril del 65”, que será aberta também no dia 27 de fevereiro, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Promovida pelo Consulado e pelo Escritório de Promoção Turística da República Dominicana, a mostra reúne 40 fotografias que retratam a invasão norte-americana à República Dominicana em 1965 e os protestos pela retirada das tropas do país.
A imagens da exposição “Guerra de Abril del 65” já percorreram o mundo para apresentar um panorama da guerra civil entre distintos grupos dominicanos e a intervenção norte-americana no conflito. Oportunidade única para conferir em São Paulo aspectos da história e da cultura da República Dominicana.
Sétima Arte
As comemorações pela Independência trazem pela primeira vez ao Brasil um Festival de Cinema Dominicano. Doze filmes que traçam diversificado painel do cinema dominicano contemporâneo serão exibidos no Memorial da América Latina e no Centro Cultural São Paulo a partir do dia 28 de fevereiro. Drama, comédia e documentários que analisam a sociedade dominicana e expõem a peculiaridade cultural do país.
Entre os filmes exibidos está o premiado “Un pasaje de ida”, do diretor Agliberto Meléndez, que retrata o drama dos dominicanos que tentam imigrar ilegalmente para os Estados Unidos. O cineasta e crítico dominicano de cinema Félix Manuel Lora Robles também virá ao Brasil para participar de debates sobre a produção cinematográfica no país caribenho.
República Dominicana
Embalada pelo ritmo do merengue e rodeada pelas mais paradisíacas praias do Caribe, a República Dominicana concentra inesgotáveis atrações nos 1,5 mil km de litoral e nas cidades repletas de referências históricas. Águas cristalinas e areia branquíssima fazem das praias dominicanas chamariz para turistas em busca de férias tranqüilas, esportes radicais ou interessados em desbravar paisagens pitorescas.
Descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, a República Dominicana divide o território da Ilha Hispaniola com o Haiti. Santo Domingo, capital do país, abriga a cidade colonial, um marco do patrimônio cultural e histórico formado por um conjunto de edificações do século 16. São mais de 300 monumentos coloniais sob preservação, entre eles, a primeira catedral da América, a primeira fortaleza, a primeira escola e o mais antigo hospital.
Banhada ao norte pelas águas do Oceano Atlântico e ao sul pelo Mar do Caribe, a ilha é marcada pela alegria e hospitalidade dos habitantes e internacionalmente reconhecida pelo ritmo do merengue. Charutos, rum, culinária exótica, cassinos e resorts luxuosos também são marcas expressivas da República Dominicana.

No hay comentarios: